OS 5 ELEMENTOS
OS 5 ELEMENTOS
ELEMENTO MADEIRA –
COR VERDE
Tem como característica a Essência da Vida, o Crescimento, o Grupo, a
Socialização das pessoas.
FÍGADO – É o centro
do metabolismo. Ele coordena e determina o ritmo de atividade dos demais órgãos
do corpo. É um órgão de eliminação de toxinas e resíduos em todos os níveis:
físico, mental e psíquico. Pode acumular tensões provenientes de raiva e
aborrecimentos.
O meridiano comanda as múltiplas funções do fígado, especialmente as
relacionadas com o metabolismo, a sexualidade, a musculatura e a acuidade
visual. Age sobre as dores no fígado e estômago. Atua nas moléstias da parte
inferior do corpo.
Armazenar o sangue / assegurar o fluxo suave do Qi / controla tendões /
manifesta-se nas unhas / abre-se nos olhos.
VESÍCULA
BILIAR – Comanda a função biliar total: sistema excretor e secretor,
intra e extra-hepático; é um órgão de eliminação.
É denominado “o meridiano dos hipocondríacos”. É indicado no tratamento
das doenças psicossomáticas; age sobre a coragem e o espírito de determinação,
sobre as dores nos olhos, dificuldades de audição, tonturas, depressão,
enxaquecas.
Pode acumular disfunções provenientes de muita dúvida.
Estocar a bile / controlar o julgamento / controla os tendões /
relaciona-se com o Fígado / aspectos psicológicos.
ELEMENTO
FOGO (IMPERIAL) – COR VERMELHO
Caracteriza o calor psíquico e emoções superiores, a regência, a
micro-associações de pessoas.
CORAÇÃO – Faz
circular os produtos do metabolismo. Representa o centro do amor e segurança.
O meridiano comanda a função cardíaca. Age sobre a temperatura do corpo
e uma parte do psiquismo: a coragem moral. Atua sobre a boca e garganta, dor ou
frio no braço esquerdo.
Governo o sangue / controla os vasos e manifesta-se na compleição /
abriga a mente / abre-se na língua (fala) / controla a sudorese, sono e sonhos.
INTESTINO DELGADO – Órgão de
eliminação e de transformação da energia dos alimentos. Representam a
libertação dos desperdícios.
O meridiano atua sobre o intestino delgado e sua função de absorção dos
alimentos transformados no estômago. Relaciona-se à compreensão dos princípios
superiores e à nutrição espiritual (separa o puro do impuro). Atua na surdez,
olhos amarelados, dor no cotovelo, na nuca, inchação no rosto.
Controla a recepção e transformação / relaciona-se com o coração.
ELEMENTO FOGO (MINISTERIAL)
Caracteriza-se pela energia de reserva para os demais meridianos, porta
da vida é o “Embaixador da Felicidade e da Alegria”.
CIRCULAÇÃO-SEXO
Representa uma função reguladora da sexualidade e das secreções sexuais
internas e externas; atua sobre o coração, a circulação e os órgãos sexuais.
Relaciona-se com a atividade parassimpática e com o transporte de
hormônios, enzimas e produtos do metabolismo intermediário através da
circulação sangüínea. Atua sobre axilas inchadas, cãibras, peito inchado,
sensação geral de melancolia.
TRIPLO-AQUECEDOR –
Representa uma função reguladora do equilíbrio térmico; é responsável pela
produção do calor animal resultante da transformação energética dos alimentos.
Relaciona-se com a circulação e as seguintes etapas do processo metabólico:
1. Respiração;
2. Digestão: auxilia a digestão do Intestino Delgado e conduz os
produtos do processo digestivo para os Pulmões;
3. Sistema Genito-Urinário: responsável pela excreção dos
detritos.
ELEMENTO TERRA –
COR AMARELA
Caracteriza o desenvolvimento físico do corpo; o intelecto, a
espiritualidade.
BAÇO-PÂNCREAS – Retém
energia de reserva. É o órgão da resistência a mudanças.
O meridiano atua sobre a função combinada dos órgãos: o baço regula o
sangue e o pâncreas regula as reservas de glicogênio (depositado no fígado)
através da secreção de insulina. Age sobre o desenvolvimento mental, moral e
intelectual; sobre o sistema genital e seu psiquismo. Atua nos enjôos, soluços,
indigestão, diarréia, indisposição geral. Age também nas moléstias da parte
central do corpo.
Governar, transformar e transportar Jin ye / controla os músculos e os 4
membros / abre-se na boca e manifesta-se nos lábios / controla a
ascendência do Qi / Abriga o pensamento (Pi).
ESTÔMAGO – Recebe
alimentos e os prepara para o metabolismo. É a relação administrativa das
idéias e dos pensamentos.
O meridiano atua sobre o estômago e o duodeno nas suas funções
digestivas transformadoras do alimento; relaciona-se à digestão física, mental
e psíquica (a habilidade de digerir a vida); atua nas dores de cabeça,
calafrios e flatulência. Atua nas moléstias da parte frontal do tórax.
Controla o amadurecimento e a decomposição dos alimentos / controla a
ascendência do Qi / é a origem dos fluidos corpóreos (Jin ye) / aspecto mental
/ relaciona-se com o baço.
ELEMENTO METAL – COR BRANCO
Caracteriza os produtos da terra; o ar e a energia prânica, os valores pessoais
relativos à riqueza.
PULMÃO – Recebe o oxigênio para o metabolismo; é um órgão de reserva de energia
vital e da habilidade de aceitar a vida.
O meridiano atua sobre os pulmões e as vias respiratórias na sua função
de absorção e eliminação de substâncias gasosas; estimulado, age sobre todas as
deficiências respiratórias.
Governa o Qi e ao respiração / abre-se no nariz / controla os meridianos
e vasos sanguíneos / controla a dispersão e a ascensão do Qi / manifesta-se na
pele / abriga a alma corpórea (Po) / governa a voz.
INTESTINO GROSSO – Expele o desnecessário para o metabolismo;
órgão de eliminação afeta toda a eliminação através do corpo (pele, muco etc.).
Eliminação de coisas velhas e não mais desnecessárias.
O meridiano atua sobre o intestino grosso e suas funções de absorção
líquida e eliminação de resíduos pesados; atua nas moléstias da parte superior
do corpo.
Recebe os alimentos e líquidos descendentes do intestino delgado /
relaciona-se com o Pulmão.
ELEMENTO ÁGUA – COR PRETO
Condutor básico, ou químico, da vida; é a fonte da existência física, da
vida.
RINS – Órgão de energia de reserva expelem os subprodutos do
metabolismo. É o órgão do desapontamento, da tristeza e melancolia.
O meridiano atua sobre os rins e as glândulas suprarrenais, contribuindo
para a purificação do sangue e para a regulação de todos os líquidos do corpo.
Relaciona-se diretamente com a energia sexual e problemas genitais, apetite
sexual, medo, insegurança, determinação.
Armazena a essência pré-celestial / base de todo o Yin e Yang do
organismo / produz a medula, abastece o cérebro e controla os ossos / governa a
água / controla a recepção do Qi / abre-se nos ouvidos / manifesta-se nos
cabelos / controla os dois orifícios inferiores / abriga a força de vontade.
BEXIGA – Órgão de eliminação de toxinas líquidas e emoções negativas (Yin).
Está relacionado com medo extremo, negação da própria vida.
O meridiano comanda toda a função eliminadora renal, e atua diretamente
sobre o psiquismo; regula as inconstâncias de caráter causadas por doenças
prolongadas. Ação para olhos doloridos, hemorroidas, rupturas, dedos dos pés
duros, dores nas articulações e dores de cabeça. Atua nas moléstias das costas.
Remove a água por meio da transformação dos fluidos / aspecto mental /
relaciona-se com o Rim.
TEORIA
DOS 5 ELEMENTOS
A civilização chinesa é a única das grandes civilizações que sobreviveu até o
século XX, seus grandes inventos e descobertas continuam beneficiando a
humanidade. A China é o único País que conseguiu manter-se intacto desde a sua
fundação. Apesar de ter sofrido duas invasões (mongóis e manchus), a
civilização chinesa sobreviveu e ainda converteu os invasores.
Através da observação da natureza e do Universo, os chineses notaram que os
fenômenos seguem ritmos, ciclos e leis imutáveis ao longo dos anos. Tais
descobertas tem sido aplicadas em todas as áreas das atividades humanas com
resultados consistentes desde 500 A.C., e constituem a base da filosofia
chinesa. Assim surgiram as teorias de Yin e Yang e dos 5 elementos.
As palavras WU SHING não significam Cinco Elementos, na verdade, representam
Cinco Transmutações ou Movimentos. Isto é importante porque o ciclo é dinâmico
e não estático, as transformações ocorrem continuamente.
No início, talvez pela teoria geocêntrica do Universo, talvez pela
característica do Elemento Terra conter todos os outros Elementos, a Terra era
considerada o Elemento central, todas as transmutações passam por ela.
Posteriormente, para fins didáticos e demonstrar melhor a interação do
Elementos nos ciclos de Geração e de controle, passaram a representá-los em
forma de pentágono.
As teorias de Yin e Yang e dos 5 Elementos podem ser aplicadas a qualquer campo
das atividades humanas, até mesmo na computação e informática. As leis que
regem o macrocosmo devem funcionar igualmente nos microcosmos. No oriente, há
interferência em todos os acontecimentos. A formação de sociedades civis, a
data de inauguração de entidades, o estudo de compatibilidades para os casamentos,
tudo segue Yin e Yang e os 5 elementos. Dizem que escolhiam ministros
utilizando tais conceitos. Se os nossos presidentes tivessem assim procedido, a
situação do País seria completamente diferente!
Muitos médicos acupunturistas com formação ocidental cartesiana renegam
tais teorias considerando-as antigas e ultrapassadas. Alguns chegam ao extremo
de renegar a própria existência do Qi (energia). Entretanto, esqueceram que
tais princípios tem sido utilizados há 2.500 anos, caso sejam realmente inúteis,
já teriam sido abandonados há muitos séculos atrás. Na realidade, o que tem
acontecido é o seguinte: a maioria das pessoas que não aceitam tais teorias
acabam venerando-as diante dos fatos incontestáveis, os seus tratamentos de
Acupuntura passaram a funcionar muito mais ao incorporar os conceitos de Qi,
Yin, Yang e dos 5 elementos.
Os antigos chineses dividiam todos os objetos e fenômenos do Universo entre os
5 Elementos, e ao estudar e interpretar as relações entre os Elementos
conseguiram deduzir alguns mecanismos básicos e abrangentes, que permitem
compreensão do corpo humano e da natureza, até prever os acontecimentos.
Através da teoria dos 5 elementos, os chineses, que foram os maiores inventores
da história, também estabeleceram as relações entre o homem e o ambiente, a
influência das emoções sobre o corpo, a aplicação das cores, a importância dos
princípios ativos (sabores) na utilização das plantas, e até o circuito básico
da eletrônica e dos programas de computador.
Dividir todos os objetos do universo em algumas categorias não foi
exclusivo dos chineses. Os gregos e os indianos tiveram suas classificações. Na
época de Hipócrates estava vigente a divisão em Quatro Elementos (água, fogo,
terra e ar). O metal dos chineses corresponde ao elemento Ar dos gregos. Ao
longo do texto abaixo tive que apelar para tal correspondência a fim de
fornecer exemplos para todas as possibilidades existentes na teoria dos 5
elementos.
O quinto elemento Madeira é conhecido apenas dos chineses e de certas
civilizações cujas origens se perderam nos tempos pré-históricos. O nome do
quinto elemento contém em si mesmo o muito discutido e impalpável “elemento da
vida”. Os primeiros quatro elementos se relacionam com substâncias físicas
inanimadas e perceptíveis aos nossos sentidos. O quinto elemento (madeira) está
ligado à vida, ao nascer, crescer e desenvolver. A planta (Madeira) possui
vida, tem ânimo.
Deve considerar que o quinto elemento foi adicionado aos outros quatro,
na tentativa de explicar p fenômeno da vida. Os chineses ao colocar a Madeira
na posição de primeiro elemento, estão considerando a vida como o mais
primordial em torno do qual se movimentam os demais elementos.
É interessante notar certas correlações com o Ocidente: na China, a
essência da vida (Madeira) é considerada como residente no Fígado, palavra que
também representa a vida em inglês (live e life) e no alemão (leber e leben).
Como todos sabem, o Fígado é a indústria química do corpo responsável pelo
metabolismo que torna a vida possível. Os outros Órgãos (coração, rim, pulmão,
baço) tem papéis secundários, no fundo colaboram com o Fígado,e podem ser
transplantados (coração, pulmão e rim) ou retirado (baço). O Fígado conserva o
poder regenerativo, os hepatócitos podem se multiplicar.
Os chineses ao usar os termos Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, não o fazem
no sentido físico, real e restrito destas palavras, porém, como sendo o
arquétipo de uma ideia, no mesmo sentido usado pelo psicólogo Jung que estudos
profundamente a filosofia chinesa. Por exemplo, a “ideia” de casa como espécie,
classe, categoria, é diferente àquela de uma casa “concreta”. Antes que seja
possível construir uma casa, é necessário a concepção da ideia correspondente
que poderá ser uma cabana, um prédio ou um palácio. A ideia genérica de casa é
primária e cobre um vasto número de possibilidades, enquanto uma casa
fisicamente real e individual é apenas secundária.
Assim, quando for dito que o Metal destrói a Madeira, ou seja, a madeira pode
ser cortada por uma serra, não passa de vulgarização material do que é
essencialmente uma ideia que se manifesta sob vários aspectos físicos
camuflados, com Metal representando o Pulmão, nariz, pelo, outono, e Madeira
significando Fígado, olhos, primavera.
Todos os fenômenos e objetos do mundo podem ser enquadrados no ciclo dos
5 elementos, seguindo aquela leis imutáveis.
Madeira simboliza o começo do ciclo natural e está associada a energia
expansiva. Fogo é o auge do ciclo. Terra representa uma pausa, quando a energia
está em processo de transformação. Metal é o crepúsculo do ciclo. Água
representa o momento em que a energia está no seu mínimo, preparando o início
de um novo ciclo.
A teoria dos 5 elementos é importante para o médico tradicional chinês estudar
o diagnóstico, a evolução e o tratamento das doenças.
Para cada elemento foram atribuídos um órgão e uma víscera, Fígado e
Vesícula Biliar são Madeira, Coração e Intestino Delgado são Fogo, Baço e
Estômago são Terra, Pulmão e Intestino Grosso são Metal, Rim e Bexiga são Água.
Alguns estudiosos consideram o ciclo dos 5 elementos como uma circulação de
energia num nível mais profundo do corpo, ocorrendo entre os órgãos; e existe a
grande circulação entre os 12 meridianos, que ocorre num nível mais
superficial.
CICLO
DE GERAÇÃO
Um Elemento gera o próximo, como a Mãe gera e nutre o filho. Este ciclo é
também chamado de Ciclo Shen.
Madeira gera Fogo – a madeira é o combustível para acender o fogo.
Fogo gera Terra – a queimada transforma a madeira em cinzas.
Terra gera Metal – na terra se encontram os minérios.
Metal gera Água – não há bons exemplos, mas forçando um pouco, dizem que
no ar se encontra vapor de água, ou que os gases oxigênio e o hidrogênio formam
a água. Outro exemplo, meio forçado, de metal quando derretido muda para o
estado líquido. Há também o exemplo das gotículas de água sobre a superfície de
um corpo metálico contendo líquido frio ou o caso de tempero de aço de uma
espada, onde se acumulam gotículas de água.
Água gera Madeira – a água irriga as plantas.
Neste ciclo, cada Elemento é produzido pelo Elemento anterior e ao mesmo
tempo, gera o seguinte. A energia nutriente, Ying Qi, circula nos órgãos
segundo este ciclo.
Na Medicina Tradicional Chinesa, existe a regra Mãe-Filho, que pode ser
aplicada tanto no ciclo de geração dos 5 elementos como à Grande Circulação dos
Meridianos. A essência da regra indica segundo Zhen Jiu Yi Xue: “Se um
meridiano estiver vazio, tonifique a mãe; se estiver saturado, disperse o
filho”.
Num caso de insuficiência de Estômago, embora possa tonificá-lo diretamente, a
melhor tática é tonificar o antecessor, Intestino Delgado. Este ao ser
tonificado, ficará com mais energia, a sequencia natural é escoá-la para o
Estômago (Filho). E assim será tonificado o Estômago. Contudo, pelo fato do
Intestino Delgado estar momentaneamente com excesso de energia, no Elemento
precedente, a Vesícula Biliar, poderá haver durante curto período um
represamento de energia, dando até a impressão de estar um pouco mais forte.
Podemos concluir daí, que: “A tonificação da mãe produz principalmente a
tonificação do filho e talvez discretamente, a tonificação do Elemento
precedente”.
Na sedação, é melhor atuar sobre o Elemento filho, escoando o excesso de
energia. Madeira suga a Água. Fogo arde Madeira, Terra apaga o Fogo. Metal
surge da Terra. Água corrói Metal.
CICLO DE CONTROLE
É também chamado de Ciclo de Dominância ou Ciclo Ko. Os chineses observaram há
séculos que em todos os processos do Universo, além do gerador, sempre existe
um controlador. Isto existe em todos os processos biológicos, em todos os
circuitos eletrônicos , no software, na política, na economia, no trânsito. O
Ciclo de controle corresponde ao mecanismo de Feed Back.
No Ciclo de Controle circula preferencialmente a energia Qi (defensiva) e
ocorrem os seguintes fenômenos:
Madeira domina a Terra – as raízes das plantas penetram no solo, partem as
rochas e evitam a erosão.
Terra domina a Água – os diques contém rios e mares, as margens determinam os
cursos das águas, objetos de barro podem conter a água.
Água domina Fogo – a água apaga o fogo.
Fogo domina Metal – o calor do fogo derrete os metais.
Metal domina Madeira – o machado e a faca cortam árvores e plantas.
DOMINÂNCIA EXCESSIVA E CONTRADOMINÂNCIA
Nos casos extremos de alterações energéticas, podem ocorrer circulações
anômalas no Ciclo de Controle. O excesso de dominância é também chamado de
Tirania. Acontece quando o dominador estiver muito forte ou o dominado, muito
fraco. O dominador, em vez de apenas controlar o processo, passa a atacar
intempestivamente o dominado.
A contradominância (Rebelião) pode ocorrer quando o dominado estiver tão
forte que passa a rebelar contra o dominador.
Madeira rebela contra Metal ?
Metal rebela contra Fogo ?
Fogo rebela contra água ? A água pode não conseguir controlar um grande incêndio;
numa seca prolongada, o calor acaba com a água.
Água rebela contra Terra – ondas gigantes provocam a ressaca que pode
invadir o litoral; muita chuva origina inundações; água mole em pedra dura,
tanto bate até que fura.
Os fenômenos de Dominância Excessiva e de contradominância podem se manifestar
simultaneamente. No caso da madeira estiver com grande plenitude, poderá passar
a tiranizar a Terra e rebelar contra o Metal. No exemplo inverso, se houver
vazio da Madeira, poderá sofrer tirania do Metal e rebelião da Terra.
A compreensão dos 5 elementos permite interpretar as relações do controle e
dependência entre órgãos e vísceras, entre o homem e a natureza, indicar o
diagnóstico e explicar a etiopatogenia das doenças. Os acupunturistas devem
tomar preocupações durante a interpretação dos sintomas. Os problemas dos olhos
primariamente estão ligados ao Fígado, mas podem ter sido provocados
secundariamente por disfunção do Rim ou do Pulmão.
INTERAÇÃO ENTRE OS CICLOS
Os Ciclos de Geração e de Controle constituem a base da teoria dos 5 elementos,
fornecendo ao Universo um mecanismo de auto-regulação tão complexo ou mais que
os computadores modernos. Ambos os ciclos são indispensáveis, tal como o Yin e
Yang, são antagônicos e ao mesmo tempo, cooperam-se entre si, mantendo um
equilíbrio com ajuste fino. A geração é importante para o nascimento,
crescimento e o desenvolvimento;mas sem o controle, o aumento pode ser
excessivo e prejudicial, e surgirá um monstro. O crescimento e o
desenvolvimento precisam ser supervisionados para que ocorram com o máximo de
eficiência sem haver desperdício.
Vamos analisar um circuito básico e simples constituído por três elementos,
Madeira, Fogo e Terra. Ao tonificar a Madeira, obteremos pelo Ciclo de Geração
a tonificação de Fogo, entretanto, para evitar um aumento exagerado de Fogo, o
universo lança mão do ciclo de controle, ou seja, a tonificação da Madeira vai
sedar a Terra, mas a sedação da Terra vai sedar seu Elemento mãe que é o fogo.
Concluindo, existe simultaneamente uma tonificação de Fogo pelo ciclo de
geração e uma sedação de fogo pelo ciclo de controle, de modo a obter a
estimulação precisa e exata desse Elemento ao tonificarmos o Elemento Madeira.
Em outro exemplo, a Madeira gera o Fogo e domina a Terra, que por sua
vez gera o Metal e domina a Água. Assim, na geração é ativado o controle,
e durante o controle é ativada a geração. Desta forma, um equilíbrio dinâmico é
mantido entre os Ciclos de Geração e de Controle, o qual assegura o crescimento
e desenvolvimento normal dos objetos e fenômenos.
Quando o funcionamento de um órgão não está perfeito, pode contagiar aos
outros. Pode haver excesso de dominância, contra dominância, desordens de mãe
afetando o filho e vice-versa. As doenças de Pulmão podem ser autóctenes, mas
podem ter origem no Baço ( a mãe afetando o filho), no Rim (o filho obstruindo
a mãe), no Coração (Fogo incendiando o Metal), ou Fígado (Madeira rebelando
contra o Metal).
MADEIRA |
FOGO |
TERRA |
METAL |
ÁGUA |
|
Órgãos |
Fígado |
Coração |
Baço |
Pulmão |
Rim |
Víscera |
Vesícula |
Intestino Delgado |
Estômago |
Intestino Grosso |
Bexiga |
Sentido |
Visão |
Fala |
Gustação |
Olfato |
Audição |
Tecido |
Músculo |
Vaso |
Conjuntivo |
Pele |
Osso |
Sentimento |
Reatividade |
Alegria |
Reflexão |
Ansiedade |
Medo |
Expressão |
Grito |
Riso |
Canto |
Pranto |
Suspiro |
Secreção |
Lágrima |
Suor |
Saliva |
Catarro |
Urina |
Sabor |
Azedo |
Amargo |
Adocicado |
Picante |
Salgado |
Odor |
Rançoso |
Queimado |
Perfumado |
Carne |
Pútrido |
Cor |
Verde |
Vermelho |
Amarelo |
Branco |
Escuro |
Clima |
Vento |
Calor |
Umidade |
Secura |
Frio |
Estação |
Primavera |
Verão |
Canícula |
Outono |
Inverno |
Direção |
Leste |
Sul |
Centro |
Oeste |
Norte |
Carne |
Frango |
Carneiro |
Boi |
Cavalo |
Porco |
EXEMPLOS
1) Quando o Fígado for tonificado, o Coração será automaticamente tonificado e
o Baço recebe a Sedação. Ocorrem uma tonificação ligeira no Rim e todas as
reações secundárias decorrentes das ativações de Coração e Baço.
Quando o Fígado for sedado, o Rim também receberá sedação, e o Baço
tonificação. Haverá um aumento temporário do Coração e todas as reações
secundárias das atividades de Rim e Baço.
A tonificação do Rim produzirá pelo aumento da excreção de água e sais a
tonificação (descongestão) do Fígado e também a sedação do Coração, que não
precisará forçar tanto o fluxo de sangue pelo corpo.
2) Se encontrar num paciente a face um pouquinho esverdeada e preferência por
alimentos azedos, deve haver desordens de Fígado. Se for um paciente com face
avermelhada e boca amarga, deve estar com desordens de Coração.
Num paciente com problemas digestivos (Baço) e face azul-esverdeada
(Fígado) deve estar ocorrendo Excesso de Dominância de Fígado sobre o Baço. Se
o paciente com palpitações e ansiedade (Coração) apresentar face escurecida
(Rim), a Água deve estar dominando o Fogo.
3) Alguém com fraqueza de Fígado é mais sensível do que a maioria das
pessoas ao vento, as suas unhas apresentam manchas e a visão pode ficar
nublada.Pessoas loquazes, com faces muito coradas, podem estar com
hiperatividade do Coração. Criança amedrontada que não deseja dormir no escuro
e urina na cama, pode estar com fraqueza de Rim.
Diabético usando açúcar vai sobrecarregar o Baço-Pâncreas, provavelmente
terminará seus dias mais cedo.
Hipertensos devem restringir a ingestão de sal para não sobrecarregar o
Coração.
4) Uma pessoa que sofre depressão endógena (Madeira) pode ser tratada
equilibrando o Fígado. Uma outra pessoa com muita tristeza, chorando, deve ser
estimulada a visualizar fatos positivos e rir com frequência. O acupunturista
deve tonificar o Coração através de agulhas, remédios ou alimentos amargos. A
utilização da MTC é um poderoso recurso na psicoterapia.
5) Paciente loquaz com pulso forte na posição do Coração – o filho do
Fogo é Terra, portanto, o ponto Terra do meridiano do Coração foi estimulado.
Pouco minutos depois, o paciente ficou tranquilo.
As unhas de uma paciente estavam finas, frágeis, quebradiças, com
estrias longitudinais. Não teve melhora com a ingestão regular de cálcio. Os
olhos lacrimejaram com facilidade, principalmente na presença de correntes de
ar. O corpo apresenta um ligeiro odor rançoso. Ela andava muito irritada
ultimamente e gritava demais. O diagnóstico foi estabelecido como hipoatividade
de Fígado e o ponto F8 foi indicado. Duas semanas depois, já foi possível
observar melhora das unhas.
6) O café amargo, se quiser, pode sedar com açúcar (Chamfrault).
Infelizmente, este exemplo não pode ser aplicado aos outros Elementos.
7) Se um paciente sofre predominantemente de mal por hipoatividade
cardíaca e apresenta ainda complicações oriundas do mau funcionamento do Fígado
e do Rim, a tonificação do Coração com os pontos C9, C3, F1 e R10 pode resolver
todos os problemas de forma simultânea.
8) Costuma-se dizer que uma pessoa pode ficar verde de raiva.
9) Um pouco de tristeza pode dominar a irritabilidade.
10) Os órgãos são nutridos pela essência dos alimentos segundo os
valores que lhes são apropriados. Efetivamente, a cada órgão corresponde um
sabor determinado. Em Su Wen, capítulo 3: “O azedo convém ao Fígado; o amargo
chega ao Coração; o doce suaviza o Baço; o picante ganha o Pulmão; o salgado
atinge o Rim”.
Continuando, o Sou End diz também que o excesso é prejudicial para o
Elemento dominado. Significa que o excesso de azedo prejudica o Baço, altera a
carne e o lábio; o excesso de amargo prejudica o Pulmão, altera pele e pelos; o
excesso de adocicado prejudica o Rim, altera os ossos e cabelos; o excesso de
picante prejudica o Fígado, altera músculos e unhas; o excesso de salgado
prejudica o Coração, altera sangue e face. Até aí parece que os princípios são
simples. Não e nada disso, primeiro porque só coloquei os textos mais
fáceis para se entender depois, caso continuarem a interpretação do Sou En, verão
que um verdadeiro labirinto.
A Filosofia Oriental prega que tudo deve estar em equilíbrio dinâmico ou
evoluindo para isso, a falta ou excesso dos sabores são prejudiciais à saúde.
Tanto a deficiência ou o excesso de determinado sabor é prejudicial ao próprio
Elemento e ao Elemento dominado. A falta de amargo (alcalóides e glicosídeos)
deixa o Coração e a Circulação-Sexo com poucos nutrientes e estimulantes. Por
outro lado, o excesso de amargo superexita o Coração e sobrecarrega o Pulmão.
Nos dias de hoje, as pessoas estão ingerindo demais o doce e o salgado, e quase
nada de amargo. É por isso mesmo que qualquer erva de sabor amargo faz bem ao
corpo. Os chineses, embora não tenham uma alimentação tão equilibrada conforme
a crença dos povos ocidentais, estão acostumados a comer uma refeição medicinal
por semana, corrigindo os desvios cometidos durantes os dias anteriores.
11) A energia defensiva Qi circula nos órgãos segundo o ciclo de
dominância (ko). Dessa forma, um doente sofrendo de Fígado, pode se curar na
estação seguinte caso a doença siga o caminho mãe-filho, evoluir pelo ciclo Ko,
passará pelo Baço, Rim, Coração, chegará finalmente ao Pulmão e nesse momento,
o paciente estará em grande perigo, pois o Pulmão domina o Fígado. Num outro
exemplo, um paciente cardíaco estará em perigo caso a energia perversa ataque o
Rim.
12) Durante a evolução cósmica das duas energias essenciais Yin e Yang,
esta começa a se manifestar na Primavera (Madeira), alcança sua máxima
atividade em verão (Fogo). O fim do verão (Terra) marca a passagem da energia
Yang para Yin, esta começa a se manifestar no Outono (metal) e, chega ao máximo
no inverno (Água). E aí o ciclo recomeça…
SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS OU VITAIS
Qi – é uma energia que se
manifesta simultaneamente sobre os níveis físico e espiritual.
Qi – é um estado constante de
fluxo em estados variáveis de agregação. Quando o Qi se condensa, a energia se
transforma e se acumula em forma física.
Jing Qi “Pré Celestial” – representa
a energia inata, ancestral, do “Céu Anterior”, Essencial, do Rim, talvez
possamos também chamá-la de Congênita, Genética ou Cromossômica. É recebido no
momento da concepção. O Jing nutre o embrião e o feto durante a gravidez. É a
única essência presente no feto, porque este não apresenta atividade
fisiológica independente. É a origem do Qi, Xue, Yin e Yang do corpo. Não pode
ser renovado. No máximo pode ser preservado. O consumo de Jing Qi aumenta com o
trabalho excessivo e vida sexual exagerada. O gasto aumenta caso a Energia
Adquirida não seja suficiente. Energia não renovável.
Jing Qi “Pós Celestial” – ou Energia
adquirida ou do “Céu Posterior”. É a energia obtida através do ar e dos
alimentos, além da participação da Energia Ancestral. Para Jin Qi estar em
harmonia é preciso haver o equilíbrio entre trabalho e descanso, equilíbrio
emocional, exercício físico, vida sexual moderada e dieta balanceada.
Gu Qi – É a essência dos alimentos e
das bebidas (vitaminas,sais minerais, proteínas, carboidratos e lipídeos,
etc.). Sofre o processo de transformação e do transporte, funções executadas
pelo Baço. Depois é elevado até o Pulmão, onde através da mistura com o ar
(oxigênio) e com a Jing Qi, é produzida a Energia Adquirida, que será
distribuída para todo o corpo pelo Coração e Pulmão. Conforme onde esta energia
estiver circulando, receberá nomes diferentes : Zong Qi, Zhen Qi, Wei Qi e Ying
Qi.
Zong Qi – É a energia
do centro (Coração e do Pulmão), movimenta o Qi e Xue através dos meridianos e
vasos.
Zhen Qi – Representa
a Energia Correta, é subdividida em Wei Qi e Ying Qi. É responsável pelo
aparecimento da febre durante a luta contra as Energias Perversas.
Wei Qi – É a energia
defensiva contra as Energias Perversas (agressões climáticas), nesta luta,
provoca a febre. Circula nas camadas superficiais (pele até os músculos). Há
livros que o considera a energia do Pulmão. Corresponde ao sistema imunológico
e aos glóbulos brancos. Controla a pele e seus anexos (glândulas sudoríparas e
pelos). Regula a abertura dos poros,e por conseguinte, a temperatura do corpo.
Controla os poros da pele, protege contra vírus e bactérias.