APRENDER
Li , certa vez, que "A aprendizagem é um processo que dura toda a vida e por meio do qual o sujeito, motivado frente a uma situação-problema, resolve-a atingindo sua meta e modifica-se de forma duradoura . Esta transformação permite transferir o aprendido para novas situações. "
Desde que nascemos, aprendemos a cada dia. Aprendemos para sobreviver.Usamos o pensamento em complexas operações mentais e conseguimos organizar esquemas que podem ser acessados quando necessitamos resolver problemas.
A intuição e o raciocínio são indispensáveis no processo de aprendizagem. Tal equilíbrio de valores não prevaleceu em nosso sistema educacional e o que temos visto é todo um esquema metodológico voltado para o desenvolvimento da capacidade de análise, em detrimento da intuição e de outros potenciais ainda inexplorados do ser humano.
Aprender fazendo tem sido a forma mais efetiva de ensino, apesar de pouco difundida em escolas e empresas, devido ao contexto cultural e organizacional estabelecidos.Mesmo entre nós profissionais de RH , o aprender fazendo , que é um recurso dos mais atraentes , não tem sido usado com a freqüência necessária; muitas vezes, por não confiarmos na capacidade de realização dos participantes de nossas equipes e treinamentos , não permitimos que ele faça e , fazendo, aprenda.
Quando as pessoas têm a chance de vivenciar situações - problema e resolvê-las com os recursos que têm, verificando os resultados de suas decisões, a reformulação de procedimentos é facilitada.
Quando aprendemos fazendo, a internalização do aprendido é duradoura, ao contrário do que acontece quando só ouvimos ou lemos.
E para nos lembrar destas considerações, lá vem a frase do dia.
A todos um dia de grandes acontecimentos.
Beijos e Abraços fraternos,
"Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender" ( Alvin Toffler )